Tudo por um ano mais saudável...

Ano Novo Vida Nova!!!

Toda vez que um ano se inicia renovamos nossos planos, sonhos e metas. Que tal dar mais atenção a sua saúde em 2012 e começar o ano praticando alguma atividade física?




Pontapé inicial

Levantamos sempre a bandeira de uma vida mais saudável através de mudanças nos hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos. Acreditamos que nunca é tarde para começar a levar uma vida mais saudável e feliz. Se você pretende adquirir um corpo mais bonito, e principalmente mais saudável leia esse post com muita atenção. Queremos ajudar você a dar o pontapé inicial e colocar a atividade física na sua rotina não apenas no verão, mas no ano todo.


Dilino Academia
Fundada pelo professor de judô Laudelino Valdopires Jardim, o Dilino

Qual a melhor atividade para iniciantes?

Aquela em que a pessoa se adapte melhor, já que a intenção é manter uma continuidade e fazer da atividade física uma rotina prazerosa, ao invés de sacrificante. Uma boa sugestão para quem está desmotivado é a procura por atividades coletivas, por serem mais dinâmicas e estimulantes, como por exemplo, circuitos na praia, grupos de corrida e spinning. Outra dica é antes de iniciar, converse com um professor de Educação Física, que saberá incentivar e direcionar o treino de acordo com o perfil e objetivo de cada aluno. Para aqueles acima do peso, são recomendáveis atividades sem ou com pouco impacto, como natação, hidroginástica, bicicleta, caminhada e musculação. O objetivo é prevenir lesões, principalmente nas articulações do tornozelo, joelho e coluna.

Mas lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade, é fundamental a procura de um cardiologista para saber se está apto ou se possui determinadas limitações para o exercício físico. E não coloque o tempo como empecilho. Utilize-o em favor da qualidade de vida. ”


Ângela Lanhellas
Professora de Educação Física


Objetivos mais frequentes

Os objetivos mais frequentes em alunos que estão ingressando em academias, após um período de inatividade são: redução do % de gordura (emagrecimento) e a hipertrofia muscular (aumento da massa muscular). Na busca por estes objetivos, combinar o treinamento aeróbico (corrida, natação, transport…) com o de força (musculação), tem sido o mais utilizado.

Uma dúvida que sempre surge é: o que treinar primeiro, aeróbico ou força? Se o objetivo principal for a redução do % gordura, o treinamento aeróbico pode ser executado primeiro, uma vez que se o treinamento de força for executado antes, a pessoa irá fadigar os membros inferiores e dessa forma, inviabilizará a utilização de seu máximo potencial aeróbico. Caso o objetivo seja de hipertrofia, o treinamento da musculação pode ser utilizado primeiro, a fim de utilizar um maior potencial de sua força. Caso o objetivo for de alcançar as duas adaptações, a tática a ser utilizada será a da alternância de treinos, um dia o treino aeróbico primeiro, no outro dia, o treino de força.

Mais uma dica: se o treino de força do dia incluir cargas elevadas para membros inferiores, utilize intensidade de leve a moderada para o treino aeróbico.”

Halph Leandro
Professor de Educação Física

Alimentação balanceada, disciplina e Orientação

Para começar o ano com uma melhora da qualidade de vida através da prática de atividade física é preciso focar em três importantes pontos. Alimentação balanceada, disciplina e orientação. Alimentação balanceada e atividade física caminham sempre juntas. É muito importante que exista um equilíbrio entre as duas para que os objetivos pretendidos sejam alcançados. Tanto para perda de peso, o ganho de massa muscular ou a manutenção do peso corporal, é necessário um cuidado com o que se ingere. Se o objetivo for o emagrecimento, não adianta treinar diariamente se a ingestão de calorias for maior do que você gasta na prática da atividade física.

Lembre-se sempre de beber água! Quando sentimos sede é porque já estamos em processo de desidratação. A ingestão de líquidos ao longo do dia é essencial, principalmente durante períodos de calor intenso.

Outra importante observação é que para praticar esportes ou qualquer atividade física, é necessário que haja disciplina por parte do aluno e orientação de um profissional qualificado. Para isso, nada melhor do que criar metas diárias, semanais ou até mesmo mensais. Algumas pessoas são naturalmente menos perseverantes do que outras, por isso é preciso ter foco nos objetivos, buscando sempre atividades físicas que irão proporcionar prazer e em uma academia com toda a estrutura e em ambiente saudável.

Animados??? Que tal começar hoje mesmo?

Ligue (24)3352-5314 ou melhor, vá até a Dilino Academia: Rua 15, n° 44 – Jardim Itatiaia – Itatiaia/RJ e inicie seu ano de bem com a vida e com você, depois que começar não vai querer parar nunca mais. Aumente sua auto-estima e Feliz Ano Novo!!!