Professor Dilino conquista o 5º Dan, a máxima graduação da faixa preta do Judô

O professor Dilino conquistou o 5º Dan, ou Godan, a maior graduação da faixa preta do judô. Em todo o Sul Fluminense apenas três outros judocas, além do professor de Itatiaia, possuem essa faixa, dois deles de Volta Redonda e um de Angra dos Reis. O professor Laudelino Valdopires Jardim, o Dilino, tem 43 anos de idade, e pratica o judô desde os 11, e agora é o mais experiente e conceituado judoca de Itatiaia. A próxima faixa é a vermelha e branca, também chamada de coral, que poderá ser conquistada em sete anos.
O exame de faixa que deu a Dilino o 5º Dan aconteceu na Vila Militar do bairro de Deodoro, na cidade do Rio de Janeiro, em evento organizado pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro. Cerca de 260 judocas participaram do exame, entre eles a aluna Juliana da Silva Guimarães, da Dilino Academia, de apenas 20 anos, que foi aprovada e recebeu a faixa preta 1º Dan, ou Shodan. Juliana é aluna do professor Dilino desde os 6 anos de idade, e entre seus prêmios está o de campeã brasileira, em campeonatos de judô realizados em Vitória e Fortaleza, bicampeã do Circuito de Judô do Rio de Janeiro e campeã do torneio Sebastian Pereira, entre outros.
Dilino dá aulas de judô desde os 22 anos, ainda como faixa marrom. Ganhou sua primeira faixa preta (1º Dan) com 24 anos. Há mais de dez anos o professor mantém um projeto social em Itatiaia, ministrando aulas de judô gratuitas para crianças e jovens carentes. Hoje, na Dilino Academia, das 50 crianças e 15 adultos que participam das aulas de judô, cerca de 60% não pagam mensalidades.
A nova faixa preta Juliana Guimarães fala da importância dessas aulas de judô em sua vida:
– "O Judô mudou minha vida, desde o aprendizado até ser a pessoa que sou hoje. Ensinou-me a dar valor às pequenas coisas, ensinamentos que só me ajudaram a crescer. Mostrou-me um caminho cheio de lições, sabedorias e conhecimentos. O judô é um esporte que faz bem para o corpo e a alma. Nesses anos todos, participei de vários campeonatos regionais, estaduais e brasileiros, e conheci pessoas que se tornaram especiais e lugares lindos."

Saiba mais na página da Federação de Judô:
- Relação dos faixas pretas do judô no Estado do Rio
..
Na foto ao lado, Juliana Guimarães com seu treinador, professor Dilino, no exame de faixa em Deodoro, Rio de Janeiro